Círio 2009, “Em Maria, a Palavra se fez Carne”.
Memorial Cartaz do Círio 2009 – O cartaz do Círio de 2009 é uma peça comemorativa. Por isso, os ícones e imagens usados estão diretamente ligados à própria sede da fé mariana em Belém, a Basílica-Santuário de Nazaré.
O cartaz contempla a imagem do interior da Basílica-Santuário, que é a casa de Nossa Senhora de Nazaré, vista do altar-mor, focalizando a nave central. Daí ela abençoa os fiéis durante o ano todo, em todas as comemorações e especialmente na quadra nazarena.
Em primeiro plano, existe uma folhagem em volutas (folhagem em formas de caracol) simbolizando as páginas verdes da história da construção da Basílica-Santuário, que surgiu às margens de um pequeno riacho, onde brotava vegetação nativa, como se também descortinasse a história do Círio e sua relação com a própria Basílica.
Também a presença da natureza faz alusão ao fato de essa construção emergir no coração da Amazônia Brasileira, num tributo majestoso à fé cristã aqui presente desde o início da sua colonização.
Aos pés da imagem de Nossa Senhora de Nazaré e no meio do verde das folhagens, encontra-se a fachada completa da Basílica-Santuário, em comemoração direta aos 100 anos de sua construção.
Histórico – O cartaz é considerado um dos símbolos do Círio. O primeiro foi produzido em 1882, e até hoje essa tradição permanece. Os fiéis têm o costume de fixar o Cartaz nas fachadas dos prédios, portas das casas, hospitais, para prestar homenagem e também pedir bênçãos à Padroeira dos Paraenses.
. Os antigos cartazes podem ser conferidos no site oficial do Círio: www.basilicasantuarionazare.com.br.
* Informações retiradas do Site Oficial da Basílica Santuário de Nazaré.
Deus e Maria esteja com todos nós!
Roseane
Um comentário:
Conhecia parte deste texto. Você postou no Domínio Cultural, há uns dois anos, se não engano. Falava também da procissão e da grande corda e seu significado. É um retrato do Pará, e uma tradição brasileira. Belo, Rose!
Beijos.
Postar um comentário