Marcadores


terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Homenagem a Belém -394 anos




Afinal Belém rima com que? ¿? (Refere ao lado bom e humano de Belém)

Rima com verde, que rima com natureza, que rima com beleza.
Belém rima com alegria, rima com alegoria, rima com festa noite e dia.
Rima com coisa a beça, rima com fé, emoção, rima com Círio, promessa.
Rima com Ver- o -Peso, com cheiro cheiroso rima, com povo caloroso, com açaí do grosso, gostoso.
Belém rima com Rios, com praia de água doce, Casarios, Pororoca e desafio.
Rima com Tapioquinha, com Mururé com Tainha, rima com macaxeira e café.
Rima com Estação, Ver-o-Rio, com hospitalidade, rima com calor e chuva da tarde.
Com Nilson Chaves rima Verequete e Arraial, Rima com Pinduca, rima com o exotismo das frutas.
Rima com Carimbó, Síriá, Ajuruteua, Combu, rima com Marajó, Pimenta - de- Cheiro e Jambu...
Belém rima com Catedral, Bar do Parque, Algodoal, da Paz, rima com República, Mangal.
Rima com Tacacá, Tucumã Taperebá, Muiraquitã, Muruci, Cupuaçu, rima com Bacuri.
Rima com tia cheirosa, Largo da Palmeira, Maniçoba, rima com Praça da Sereia.
Icoraci, Guamá, Juruti, Guajará, Piracuí...

Belém rima com tanto, com Ópera, com canto, com Aviú, pupunha, picolé da Cairu.
Rima com pele morena, com transladação, novena, com Remo e Paysandu.
Rima com muito abraço, afeto e bastante suor, com crenças lendas, cultura, Belém rima com Cidade Velha, com Nazaré e Gentil. Rima com liberdade que vai além de seus Rios.
Belém rima com acolher, receber dar guarida, rima com despedida com emoção rima sim, Belém rima com meu coração.

Rima com Goeldi, Waldemar, com braços de rios, com mar, rima com Rodrigues Alves, Rima com Capoeira, com Ruy Barata, Paulo André, rima com Walter Bandeira.
Rima com Leila Pinheiro, com Jane e com Fafá, Rima com cheiro da Phebo, Com Orion, Guaraná.
É rima que não se acaba infinita como as águas, de Belém o circundar.
Belém rima com navegar, com esperança, vontade, rima com o anseio de poder sempre rimar.
Rima com Trovadores, Com Auto do Círio rima, Rima com Pavulagem, Andores, rima com Boi, Peixe-Boi. Rima com tantos sabores.
Rima com meu gostar...
Rima com minhas sementes,
Rima com meu lugar,
Meus afetos,
Tanta gente...
Posso até ir, demorar...
Mas quero poder sempre voltar...



Republicado em vista da homenagem a Belém, minha cidade Natal que hoje completa 394 anos. Linda, hospitaleira, mas muito pouco bem cuidada. População e governantes deixando a desejar. Acúmulo de lixo, acréscimo da violência, abandono excessivo de pessoas que se tornam moradores de ruas, doentes mentais sem atendimentos, saúde em geral precária, tudo isso e muito mais na contramão do belo, da poesia que há em Belém. Mas reafirmo ser um povo hospitaleiro, caloroso e bom.Não poderia deixar de reafirmar também minha ternura por essa que é a minha terra.Parabéns a Belém e seu povo!

# Imagem de Belém ( Complexo Feliz Lusitânia) obtidas na Internet.

Um comentário:

Pétalas D'Alma disse...

LInda, sua homenagem a seu estado!!!Belém é realmente encantadora!! Bjus Flor e saudades

Dezembro vindo.....

Daisypath Anniversary tickers
Monarch Butterfly 2

Escrevo para.........

Quando escrevo exorcizo fantasmas, é meio abstração e também minha realidade se despindo.Sou eu me confessando a mi mesma.

Um Poetrix ...verdinho......


Escrevo para....

Escrevo para por no mundo pequenas ânsias, escrevo para aportar desejos aflitos, escrevo para me salvar, é como Jogar as âncoras, o barco ora vai ao sabor das ondas, ora é a deriva....
Escrevo para acariciar as suas almas,e ser tocada por seus olhos impressos de brilho!
escrevo para Gozar,Flutuar, ser e merecer, Escrevo para seus delírios, seu deliciar!
Escrevo para vocês,
Agradeço seus olhos em mim, na minha ruptura poética!
Escrevo!

Muito grata por me sorverem as letras!
A todos que aqui passarem seus olhos, mentes e corações!
Rose

Sobrepondo Sonhos.....