Marcadores


segunda-feira, 19 de março de 2012

19 de março - Dia de S.José

19 de março - Salve S. José!!!!

Dia de São José, marido de Maria, mãe de Jesus, padroeiro dos sertanejos, administradores, carpinteiros, marceneiros e operários.





Hoje, 19 de março, a Igreja católica comemora o Dia de S. José, que segundo as escrituras, foi marido de Maria, mãe de Jesus, considerado modelo de pai e esposo, é o protetor da Sagrada Família, e foi escolhido por Deus para ser o patrono de toda a Igreja de Cristo.
Em Hebraico seu nome significa "Deus cumula de bens”. Mesmo tendo grande importância na Igreja Católica, o nome de São José não é muito citado dentro das fontes bibliográficas da Igreja, sendo apenas mencionado nos Evangelhos de S. Lucas e S. Mateus.
S. José era carpinteiro, descendente de Davi e comprometido com Maria. Quando Maria recebeu do Anjo Gabriel a anunciação de que daria a luz ao Menino Jesus, José por não ter tomado parte na gravidez, ficou confuso, mas sabia da fidelidade dela. Só, com seus pensamentos, decidiu deixar Maria, sem comentar nada com ninguém. Entretanto quando dormia, um Anjo se fez presente e disse para ele que não temesse, o menino era Filho de Deus e ele deveria manter o compromisso.
José está ao lado de Maria em todos os momentos, em especial na hora do parto ocorrido em um estábulo em Belém. Aparece também em outros momentos importantes na vida de Jesus, entre eles , quando Jesus tinha aproximadamente dois anos, outro Anjo veio avisar que eles deveriam fugir de Belém para o Egito, porque todas as crianças de sexo masculino estavam sendo exterminadas, a mando de Herodes. José, Maria e Jesus fugiram para o Egito e permaneceram lá até que um anjo avisasse da morte de Herodes, mas temendo outra tirania José levou a família para Nazaré, uma cidade na Galiléia.
Em outro momento José aparece como guardião da vida de Cristo na Celebração da Páscoa Judaica, em Jerusalém, quando Jesus tinha 12 anos. Jesus se perde do grupo quando voltavam para Galiléia. E ao notar sua ausência, iniciaram uma busca que durou três dias. A grande surpresa veio quando Jesus foi encontrado no Templo, no meio dos Doutores da Lei mais eruditos, palestrando, e os deixando perplexos, admirados.
São José é um dos santos mais populares da Igreja Católica, tendo sido proclamado "Protetor da Igreja Católica Romana"; por seu ofício, "padroeiro dos trabalhadores" e, pela fidelidade a sua esposa, como "padroeiro das famílias", sendo também padroeiro de muitas igrejas e lugares do mundo. No nordeste, em especial no Ceará, hoje é dia de agradecer pelas chuvas e orar pedindo mais chuvas no sertão.
Em algumas regiões do país, é comum fazer orações e pedir aquela graças consideradas impossíveis. Acredita-se que se chover neste dia, não faltará água nos próximos meses. Tem também a promessa de não se comer alguma fruta das preferidas, nem seus derivados por um ano, para que um milagre, o atendimento de um pedido difícil se dê naquele mesmo ano.
S. José é o Padroeiro d a cidade de Macapá no Amapá. A igreja mais antiga e o Forte da cidade levam o seu nome. Tem também a imagem de S. José cravada na Pedra do Guindaste, bem em frente à cidade, no Rio Amazonas.





Oração a São José
A vós, S. José, recorremos em nossa tribulação e, depois de ter implorado o auxílio de Vossa Santíssima Esposa, cheios de confiança solicitamos também o Vosso patrocínio. Por este laço sagrado de caridade que Vos uniu à Virgem Imaculada Mãe de Deus, e pelo amor paternal que tivestes ao Menino Jesus, ardentemente Vos suplicamos que lanceis um olhar benigno para a herança que Jesus Cristo conquistou com seu Sangue, e nos socorrais em nossas necessidades com o Vosso auxílio e poder. Protegei, ó Guarda providente da Divina Família, a raça eleita de Jesus Cristo. Afastai para longe de nós, ó Pai amantíssimo, a peste do erro e do vício. Assisti-nos do alto do céu, ó nosso fortíssimo sustentáculo, na luta contra o poder das trevas; e assim como outrora salvastes da morte a vida ameaçada do Menino Jesus, assim também defendei agora a Santa Igreja de Deus contra as ciladas de seus inimigos e contra toda adversidade. Amparai a cada um de nós com o Vosso constante patrocínio a fim de que, a Vosso exemplo e sustentados por Vosso auxílio, possamos viver virtuosamente, morrer piedosamente e obter no céu a eterna bem-aventurança. Amém.



Pedra do rio - Osmar Júnior( Compositor e Cantor natural de Macapá)


Pedra do rio
que encantava meu povo
pureza que o tempo
exterminou
a fé que a água levou

Pedra do rio rolou
em água, lama e lamentos
e o meu povo mudou
o tempo se passou

Ao raiar o dia
tinha romaria
"Arraiá" que festa
era noite e dia
Outra pedra surgiu
frente àquele horizonte
Mas ninguém tem mais fé
na nova pedra do rio

Ao raiar o dia
tinha romaria
"Arraiá" que festa
era noite e dia

Meu São José da beira-mar
protegei meu Macapá
Meu São José da beira-mar
protegei meu Macapá
Nos dê a fé! Nos dê a fé!

Nenhum comentário:

Dezembro vindo.....

Daisypath Anniversary tickers
Monarch Butterfly 2

Escrevo para.........

Quando escrevo exorcizo fantasmas, é meio abstração e também minha realidade se despindo.Sou eu me confessando a mi mesma.

Um Poetrix ...verdinho......


Escrevo para....

Escrevo para por no mundo pequenas ânsias, escrevo para aportar desejos aflitos, escrevo para me salvar, é como Jogar as âncoras, o barco ora vai ao sabor das ondas, ora é a deriva....
Escrevo para acariciar as suas almas,e ser tocada por seus olhos impressos de brilho!
escrevo para Gozar,Flutuar, ser e merecer, Escrevo para seus delírios, seu deliciar!
Escrevo para vocês,
Agradeço seus olhos em mim, na minha ruptura poética!
Escrevo!

Muito grata por me sorverem as letras!
A todos que aqui passarem seus olhos, mentes e corações!
Rose

Sobrepondo Sonhos.....