Marcadores


quarta-feira, 23 de maio de 2012

Sobre Fé/Religiosidade - Algumas considerações



Sobre Fé/Religiosidade - Algumas considerações

          
              O que é a fé, se não crer, crer no invisível, naquilo que não está ao alcance de nossas mãos?

          Simplesmente acreditar, e principalmente acreditar na existência de Deus, como bem diz a Oração Católica da fé, o Credo. “Creio em Deus-Pai, todo poderoso, criador do céu e da terra e em Jesus Cristo seu único filho, Nosso Senhor que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria Padeceu sob Poncio Pilatos Foi crucificado, morto e sepultado desceu a mansão dos mortos ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos céus está sentado à direita de Deus Pai de onde há de vir a julgar os vivos e os mortos Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica na comunhão dos Santos Na remissão dos pecados na ressurreição da carne na vida eterna. Amém.”

          Não a título de satisfação, mas para algum esclarecimento necessário, escrevo para falar de Fé, da minha fé, e não especificamente de uma religião ou outra.
          A começar porque não só gosto de ler sobre variados temas, em especial religiosidade, mas porque procuro ler, estudar, compreender, tirando minhas próprias conclusões.
          Nasci e fui batizada na Igreja Católica, onde professo minha fé até hoje, estudei em colégios de religiosos e religiosas, mas isto nunca me limitou no que se refere a conhecer outras doutrinas, filosofias, e delas extrair sempre o melhor. Aquilo que nos eleva e conduz a Deus.
          Na seara do Espiritismo caminho com certa desenvoltura, pois me considero uma pessoa espiritualista e espiritualizada.
          Busquei acrescer conhecimentos lendo Obras de Kardec, Chico Xavier, Divaldo Franco, diversas delas psicografadas, e ainda permaneço neste constante conhecer, participei de estudos e palestras, converso muito sobre.
          Em alguma fase da vida, por pura opção, desejo de conhecer, freqüentei a Igreja Messiânica, com seus fundamentos e filosofias advindos da cultura oriental, e logo estudei inúmeras obras, e vi ser coerente, e via de regra, conduzir o homem a boas atitudes e a Deus.
           Se sou indefinida, indecisa? Creio que não. Versátil? Talvez, mas sou muito crente no meu Deus, e pratico a leitura da Bíblia Sagrada em casa, em família, escuto atentamente a Homília dos párocos das Igrejas Católicas que freqüento, leio frequentemente a Palavra, e busco melhorar, para mim e para os outros.
          Chego neste ponto por algumas vezes ter sido questionada quanto a mensagens que publico no meu Blog, na aba
“Diário”, onde sempre que posso posto mensagens positivas, de Pe. Marcelo Rossi, Pe. Fábio de Melo, de Chico Xavier, Divaldo Franco, orações e mensagens de variadas crenças, e sempre com profundo respeito, e na intenção de edificar, apenas isto.
          Volto a dizer, Deus é um só, amar e partilhar verbos que cabem em qualquer destinação, crença, doutrina. Deus não nos classifica por religião, nem classifica as religiões em categorias A, B ou C.
          Continuarei, e, sempre que puder, postarei minhas mensagens, e de alguma forma edificando, pois a palavra sempre tem um destino, nunca é em vão, a boa palavra.
          Reproduzo aqui algumas belas palavras, por exemplo, da Filosofia Messiânica, que é como uma oração para os messiânicos, e várias outras mensagens, salmo, orações, que na conclusão final, elevam, orientam, e acrescem a alma.
          Não tenho por objetivo polemizar, apenas mostrar que o universo é feito de amplidão, de seres, conceitos, e infinito para aqueles que crêem.

 
      Messiânico

Filosofia de Mokiti Okada (Fundador da Igreja messiânica, cujo nome religioso é Meishu - Sama “Senhor da Luz”).
"Ao longo de três mil anos, a humanidade veio se afastando cada vez mais da Lei da Natureza, que é a Lei do Universo, a Vontade de Deus, a Verdade.
Movido pelo materialismo, que o faz acreditar somente naquilo que vê, e pelo egoísmo, que o leva a agir de acordo com sua própria conveniência, o homem tornou-se prisioneiro de uma ambição desmedida e inconseqüente e vem destruindo o equilíbrio do planeta, criando para si e seu semelhante, desarmonia e infelicidade.
As graves conseqüências do desrespeito às Leis Naturais podem ser verificadas na agricultura, na medicina, na saúde, na educação, na arte, no meio-ambiente, na política, na economia, e em todos os demais campos da atividade humana. Essa situação já chegou ao seu limite. Se continuar agindo assim, é certo que o homem acabará destruindo o planeta e a si mesmo.
O propósito da Filosofia de Mokiti Okada é despertar a humanidade, alertando-a para essa triste realidade. Ela cultiva o espiritualismo e o altruísmo, faz o homem crer no invisível e ensina que existem espírito e sentimento não só no ser humano, mas também nos animais, nos vegetais e nos demais seres.
O Johrei, a Agricultura Natural e o Belo são práticas básicas dessa filosofia, capazes de transformar as pessoas materialistas em espiritualistas e as egoístas em altruístas, restituindo ao planeta seu equilíbrio original.

Seu objetivo final é reconduzir a humanidade a uma vida concorde com a Lei da Natureza e construir uma nova civilização, alicerçada na verdadeira saúde, na prosperidade e na paz". (1935).
                                                         Espiritismo
Algumas palavras psicografadas por Divaldo Franco - pelo espírito Joana de Ângelis, do livro de mensagens “Vida Feliz” contendo 200 mensagens, aqui a primeira.
                                                                          I     

Saúda o teu dia com a oração de reconhecimento. Tu estás vivo. Enquanto a vida se expressa, multiplicam-se as oportunidades de crescer e ser feliz. Cada dia é uma bênção nova que Deus te concede, dando-te prova de amor.Acompanha a sucessão das horas cultivando otimismo e bem-estar.




Pão Nosso - Francisco Cândido Xavier, pelo espírito Emmanuel.


149

Crer em vão

“Pelo qual também sois salvos se o retiverdes tal como vo-lo tenho anunciado, se não é que crestes em vão.” – Paulo. (1ª Epístola aos Coríntios, 15:2.)

Qual acontece a muitas flores que não atingirão a frutescência na estação adequada, existem inúmeras almas, nos serviços da crença, que não alcançam em longos períodos de luta terrestre a iluminação de si mesmas, por haverem crido em vão nos trilhos da vida.
Paulo de Tarso foi muito explícito quando asseverou aos coríntios que eles seriam salvos se retivessem o Evangelho.
A revelação de Jesus é campo extenso onde há lugar para todos os homens, em nos referindo aos serviços diversos.
Muitos chegam à obra, todavia, não passam além da letra, cooperando nas organizações puramente intelectuais; uns improvisam sistemas teológicos, outros contribuem na estatística e outros ainda se preocupam com a localização histórica do senhor.
É imperioso reconhecer que toda tarefa digna se reveste de utilidade a seu tempo, de conformidade com os sentimentos do colaborador; contudo, no que condiz com a vida eterna que o Cristianismo nos desdobra ao olhar, é imprescindível retermos em nós o ensinamento do Mestre, com vistas à necessária aplicação.
Cada aprendiz há de ser uma página viva do livro que Jesus está escrevendo com o material evolutivo da Terra. O discípulo gravará o Evangelho na própria existência ou então se preparará ao recomeço do aprendizado, porquanto, sem fixar em si mesmo a luz da lição, debalde terá crido.

 
            Bíblia Sagrada - Livro dos Salmos
 
Salmo 91

Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará.

Direi do SENHOR: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei.

Porque ele te livrará do laço do passarinheiro, e da peste perniciosa.

Ele te cobrirá com as suas penas, e debaixo das suas asas te confiarás; a sua verdade será o teu escudo e broquel.

Não terás medo do terror de noite nem da seta que voa de dia,

Nem da peste que anda na escuridão, nem da mortandade que assola ao meio-dia.

Mil cairão ao teu lado, e dez mil à tua direita, mas não chegará a ti.

Somente com os teus olhos contemplarás, e verás a recompensa dos ímpios.

Porque tu, ó SENHOR, és o meu refúgio. No Altíssimo fizeste a tua habitação.

Nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tua tenda.

Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos.

Eles te sustentarão nas suas mãos, para que não tropeces com o teu pé em pedra.

Pisarás o leão e a cobra; calcarás aos pés o filho do leão e a serpente.

Porquanto tão encarecidamente me amou, também eu o livrarei; pô-lo-ei em retiro alto, porque conheceu o meu nome.

Ele me invocará, e eu lhe responderei; estarei com ele na angústia; dela o retirarei, e o glorificarei.

Fartá-lo-ei com longura de dias, e lhe mostrarei a minha salvação.
Salmos 91:1-16



 
                  Novo Testamento

 Evangelho (João 16,29-33)

Naquele tempo, 29 os discípulos disseram a Jesus: “Eis, agora falas claramente e não usas mais figuras. 30 Agora sabemos que conheces tudo e que não precisas que alguém te interrogue. Por isto cremos que vieste da parte de Deus”. 31 Jesus respondeu: “Credes agora? 32 Eis que vem a hora – e já chegou – em que vos dispersareis, cada um para seu lado, e me deixareis só. Mas eu não estou só; o Pai está comigo. 33 Disse-vos estas coisas para que tenhais paz em mim. No mundo, tereis tribulações. Mas tende coragem! Eu venci o mundo!”


                                     
Rabindranath Tagore - brâmane pirali, nascido em Calcutá, Poeta, romancista, músico e dramaturgo.

Oração ao Bodhisattva (em sânscrito significa: Para os budistas, homem que, tendo alcançado o estado de perfeição, será dispensado de renascer.)

Permita que eu não ore para ser protegido dos perigos  , mas para ser destemido diante deles.
Permita que eu não suplique pelo alívio de meus sofrimentos, mas para ter coragem para dominá-los.
Permita que eu não procure por aliados na batalha da vida, mas que eu encontre minha própria força.
Permita que eu não rogue, tomado de medo, para ser salvo, mas que eu tenha a fé e a tranquilidade para alcançar minha libertação.



 Meditação

O amanhã pertence a nós!
Ó Sol, levanta-te sobre os corações que sangram
E desabrocham como flores na manhã,
E também sobre o banquete do orgulho,
Ontem iluminado por tochas, e hoje reduzido a cinzas...


 

           E mais aqui transcreveria, e tal universo é tão amplo que renderia vários livros.
          Mas não é este o objeto deste texto, e sim mostrar que em inúmeras línguas, estilos, formas, maneiras, se pode falar de Deus, do amor dele para conosco, e de fé.



Nenhum comentário:

Dezembro vindo.....

Daisypath Anniversary tickers
Monarch Butterfly 2

Escrevo para.........

Quando escrevo exorcizo fantasmas, é meio abstração e também minha realidade se despindo.Sou eu me confessando a mi mesma.

Um Poetrix ...verdinho......


Escrevo para....

Escrevo para por no mundo pequenas ânsias, escrevo para aportar desejos aflitos, escrevo para me salvar, é como Jogar as âncoras, o barco ora vai ao sabor das ondas, ora é a deriva....
Escrevo para acariciar as suas almas,e ser tocada por seus olhos impressos de brilho!
escrevo para Gozar,Flutuar, ser e merecer, Escrevo para seus delírios, seu deliciar!
Escrevo para vocês,
Agradeço seus olhos em mim, na minha ruptura poética!
Escrevo!

Muito grata por me sorverem as letras!
A todos que aqui passarem seus olhos, mentes e corações!
Rose

Sobrepondo Sonhos.....