Marcadores

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Dia do Homem _ Alerta




Dia do homem - Alerta

Não tenho muita propriedade para falar sobre, afinal tal como nós (mulheres) são complexos e surpreendentes. Ter um dia específico, mais do que função social é caçar mais uma data para vender, vender...
Mas tá valendo. Por isso estou cá a me debater com o tema. Homenagem ou reflexão? Ambos. Afinal são nossos parceiros, irmãos, filhos, pais, amigos, companheiros. E quem não teve algum convívio com um? Impossível. Fazemos à vida juntos, promovemos a procriação também juntos, apesar das evoluções no mundo genético-reprodutivo, precisa-se da parte de cada um para gerar uma vida, seja qual for à forma de geração. Tradicional ou não.
Homens e sexo masculino.

As possibilidades já em muito evoluíram. A sexualidade avançou, o homem tem garantido muitos direitos, o homem homossexual avança nas conquistas, pode casar adotar junto com o parceiro, e considero isso louvável. Respeito e admiro as causas, as classes. Admiro as diversidades.
O mundo muda. A família se reorganiza, os papéis se ampliam, e homens podem e devem partilhar todos os ramos ativamente com as mulheres. É bom ser igual, é bom poder andar no mesmo compasso.
Homens como humanos, bons e ruins.
Alguns são moldes, exemplos, ídolos nas nossas vidas. Meu pai, por exemplo, um modelo de retidão. De quem herdei muito.Geneticamente e através das orientações e convívio. Claro tenho muito das qualidades e também dos defeitos, mas é um homem admirável para mim.
O Homem e o dia de hoje.
Mais do que uma forma de valorização, a data em alguns estados, cidades, é comemorada através de campanhas que visam conscientizar o Homem a cuidar mais da saúde. A cuidar-se mais. Para o Ministério da Saúde as doenças que afetam o sexo masculino são um problema de Saúde Pública. Segundo pesquisas a cada três mortes de pessoas adultas, duas são de homens que vivem em média sete anos menos que as mulheres e tem mais doenças tipo, diabetes, hipertensão, triglicérideos, colesterol e cardíacas.
Por várias barreiras inclusive culturais, os homens procuram menos por tratamento médico, cuidam-se menos que as mulheres e quando o fazem as doenças já estão em grau avançado. Esses obstáculos precisam e devem ser rompidos, há uma grande campanha do Ministério da saúde para isso, a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem.
Vale destacar aqui, como informação e alerta que o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens no Brasil é o câncer de próstata, perdendo apenas para o câncer de pele.
Por isso, a minha mensagem pelo dia de hoje é que se cuidem mais, façam os exames periódicos, e sejam felizes!

Incluo aqui algumas interessantes fontes de informação e pesquisa, sobre os temas, para conhecimento e divulgação.

1. Saúde do Homem
http://portal.saude.gov.br/portal/saude/visualizar_texto.cfm?idtxt=33061

2. Saúde do Homem - Diagnóstico completo da saúde do Homem http://portal.saude.gov.br/portal/saude/visualizar_texto.cfm?idtxt=33353&janela=1


3. Câncer de Próstata
http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/tiposdecancer/site/home/prostata

Nenhum comentário:

Dezembro vindo.....

Daisypath Anniversary tickers
Monarch Butterfly 2

Escrevo para.........

Quando escrevo exorcizo fantasmas, é meio abstração e também minha realidade se despindo.Sou eu me confessando a mi mesma.

Um Poetrix ...verdinho......


Escrevo para....

Escrevo para por no mundo pequenas ânsias, escrevo para aportar desejos aflitos, escrevo para me salvar, é como Jogar as âncoras, o barco ora vai ao sabor das ondas, ora é a deriva....
Escrevo para acariciar as suas almas,e ser tocada por seus olhos impressos de brilho!
escrevo para Gozar,Flutuar, ser e merecer, Escrevo para seus delírios, seu deliciar!
Escrevo para vocês,
Agradeço seus olhos em mim, na minha ruptura poética!
Escrevo!

Muito grata por me sorverem as letras!
A todos que aqui passarem seus olhos, mentes e corações!
Rose

Sobrepondo Sonhos.....