Marcadores


sábado, 16 de maio de 2009

O orgasmo da escrita....por Roseane Ferreira


O orgasmo da escrita

Entre tantos prazeres terrenos, pecados ou não, alguns me são incomparáveis, sexo e gozo, primordiais, por tanta proximidade com o chegar ao céu, por estarem no tênue limite que há entre viver e morrer.
No meu conceber, entretanto há um gozo, prazer intenso, voluptuoso, chamado escrever. Diria mesmo ser um gozo com as palavras uma elipse amorosa, o orgasmo que provoca a escrita.
Entre infindos descreveres, abissais tentativas de expressar a interação com a escrita me vem um descrever mais ousado o mais próximo do perfeito qualificar.
Escrever, compor, criar, brincar com as palavras, traduzir ao papel sensações, sentimentos, repartir e complementar idéias, externar pensamentos, utilizar-se do argumento das letras, palavras, versos, rimas, métricas, este é um prazer que suplanta o gostar, ou mesmo o amar, o querer.
Desafio-me e arvoro-me a dizer: "Escrever é como ter um orgasmo com as letras”, com a criação. É gozo pleno, concluso, quando se finaliza um texto, uma composição. Repara-se no afligir ansioso do poeta, nos arfantes suspiros quando inconclusa poesia. No deslocar de pensamentos, no ausentar-se do cotidiano, no tremer involuntário quando se fixa uma idéia a ser escrita. Real são as pasmosas sensações que um escritor/poeta sente no ato, decorrer do compor/criar. Parêntese aqui, para uma declaração que ouvi em palestra recente do Escritor e Poeta Affonso Romano de Sant’anna que nos contou que em certa vez, durante o processo de uma de suas criações, sua esposa Marina Colassanti, batia-se, machucava-se frequentemente andando pela casa involuntariamente resultado de toda aflição, ansiedade advinda do processo de criação. Reporto-me a o fato para ilustrar os acometimentos que passamos todos quando concebemos, perpassamos até o concluir de uma criação.
Só um poeta, escritor pode referir o sentimento sem igual quando do término da obra, seja uma pequena trova ou grande tratado. Prazer singular, indizível.
Para mim e recorrendo a um subsídio poético de um ícone da literatura, Rubem Alves
“Ler é fazer amor com as palavras”, digo: Escrever é ter um gozo com as letras. Prazer do qual não pretendo me desfazer, pois que é saciar, fartar a alma e o corpo a mente e coração.
Alegremente, vibrando quero escrever, poetizar deixar que me latejem os dedos, pulsem e vertam idéias, irrigando papéis telas e que lápis, teclados, sejam pares, cúmplices desses momentos, coniventes com o júbilo final. Não apenas veículos para transposição de idéias, meros e frios componentes da engrenagem.
Vibraremos todos em igual sintonia e com esse incrível regalo.
Um prazer que gera outro.
Partilhar com quem apetecer compartilhar.

2 comentários:

Jorge Sader Filho disse...

Rose, você traduziu exatamente a agonia de quem está escrevendo e goza intensamente quando a obra está concluída. Finito.
Beijos.

Roseane Ferreira disse...

brigada!!!!!!!!
bom partilhar com você!
bjs
Rose

Dezembro vindo.....

Daisypath Anniversary tickers
Monarch Butterfly 2

Escrevo para.........

Quando escrevo exorcizo fantasmas, é meio abstração e também minha realidade se despindo.Sou eu me confessando a mi mesma.

Um Poetrix ...verdinho......


Escrevo para....

Escrevo para por no mundo pequenas ânsias, escrevo para aportar desejos aflitos, escrevo para me salvar, é como Jogar as âncoras, o barco ora vai ao sabor das ondas, ora é a deriva....
Escrevo para acariciar as suas almas,e ser tocada por seus olhos impressos de brilho!
escrevo para Gozar,Flutuar, ser e merecer, Escrevo para seus delírios, seu deliciar!
Escrevo para vocês,
Agradeço seus olhos em mim, na minha ruptura poética!
Escrevo!

Muito grata por me sorverem as letras!
A todos que aqui passarem seus olhos, mentes e corações!
Rose

Sobrepondo Sonhos.....